segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Lagoa de Santiago

Deixo-vos aqui este pequeno filme com fotografias sobre a travessia da Lagoa de Santiago (Sete Cidades). Este Verão tive oportunidade de descer duas vezes a esta lagoa, uma para conhecer o local, e outra para fazer esta travessia.

Planeio voltar novamente lá. Apesar de ser um local onde as acessibilidades não estão ao alcance de todos, chocou-me o facto de haver lixo lá em baixo - algum deixado pelos turistas que tinham acabado de lá estar, a apreciar local tão aprazível. A terceira descida será com o objectivo de conseguirmos limpar aquilo que pudermos.

Ainda sobre este vídeo que fiz, e sobre as músicas que escolhi, gostava de mencionar aqui um artigo escrito pelo meu colega António Praia no semanário Expresso das Nove. Podem lê-lo no link abaixo.

http://www.expressodasnove.pt/opiniao.php?id=4279

É com tristeza que soube que o autor de uma das principais músicas que marcam a nossa açorianidade está esquecido, em detrimento de outros que nada fazem senão aparecer na "nossa" televisão, em programas nada úteis e de pouca qualidade, e que são idolatrados por muitos.


Tenho pena que os açorianos ainda não tenham aprendido a valorizar o que é nosso, o que é genuíno e de qualidade, a nossa cultura. Agora vêm-me à memória produções televisivas como "Mau tempo no canal", feitas numa altura em que o dinheiro também não era muito e os recursos eram escassos, mas de uma grande qualidade. Não seria interessante editar estas produções em DVD? Será que vamos continuar a desvalorizar o que é nosso?